Como preencher cheque pré datado

Como preencher cheque pré-datado, esta e outras informações estarão disponíveis para você no decorrer deste texto, leia e saiba mais. Todos sabemos, os cheques pré-datados são uma forma de aquisição de produtos ou serviços, em que o vendedor apenas deposita o cheque na data acordada.

Portanto, o conhecido “cheques pré-datados” é um método de compra a prazo não padronizado em que o dinheiro será debitado da conta do cliente somente após o prazo acordado.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, portanto é necessário considerar o valor a ser debitado para que o vendedor possa sacar o dinheiro.

Portanto, para fazer um pagamento válido em uma data posterior, deve-se chegar a um acordo com o comerciante no qual um cheque será depositado. Ao preencher um cheque pré-datado, você deve inserir a data em que o desconto será aplicado.

Por exemplo, se a compra foi feita em 30 de maio e o cheque tem 30 dias, a compra deve ser concluída até 30 de junho.

O mesmo vale para compras que exigem parcelamento, podendo ser emitidos cheques diferentes a cada data de desconto. Depois que um cheque é lançado, ele também pode ter outras características, como cheque cruzado ou cheque nominal, em que o dinheiro só pode ser depositado na conta do beneficiário.

Veja mais: Como desabilitar programas no windows 10

Para que serve?

Com uma das principais funcionalidades é dar um prazo maior para compras, o cheque pré-datado pode facilitar a vida das pessoas quando usado de forma correta e controlada.

Imagine que você vá a uma loja para comprar um armário e a loja aceita cheques como forma de pagamento. Você decide dividir a compra. Haverá uma lista de verificação para cada maneira de pagamento, e a data do desconto mensal será anexa à ele. Um cheque pré-datado é um método de pagamento, como se fosse um cartão de crédito. No entanto, sua segurança e funcionalidade são ruins.

O cheque pode ser depositado antes da data?

Sim, esta data é uma prática aceitável pelos bancos e será depositado como um cheque comum.. No entanto, independentemente de quem seja o beneficiário, não há necessidade de esperar que a data do cheque seja compensada.

Como preencher cheque pré-datado

Primeiro

O mais recomendado e mais seguro. Inclui o preenchimento da data exata em que o cheque deve ser depositado, na descrição da data que fica logo abaixo dos campos onde se preenche o valor por extenso.

Segundo

Outro método é indicar a data futura do cheque a ser descontado no corpo do cheque. A frente do cheque deve ser claramente visível e é o famoso “Bom para:”.

Algumas pessoas colocam avisos ou notas em cheques, geralmente anexadas. Embora comum, esse método não é recomendado porque, se este anexo “desaparece”, não há evidências de que ele esteja pré-datado.

Lei do Cheque pré-datado

Não existe uma lei especial para pós-cheques. O Banco Central do Brasil informa em seu site:

“Um cheque é uma ordem de pagamento à vista. Mesmo que uma data futura seja indicada no cheque, o cheque ainda é válido no dia em que o recibo é apresentado ao banco. Se houver fundos disponíveis, o cheque vencido será pago; caso contrário, não haverá reembolso.

Caso contrário, devolução pelo motivo 11 ou 12. Do ponto de vista da atividade empresarial, as divergências devem ser resolvidas na esfera judicial. ”

Se o cheque for apresentado antes da data acordada, o banco é obrigado a descontar o cheque. No entanto, isso pode ser considerado uma quebra de contrato. A Lei de Defesa do Consumidor reforça as decisões já proferidas por tribunais de todo o país.

Descontar o cheque antes da data combinada pode até causar processo e danos morais.

Substituto do cheque pré-datado

Um dos substitutos dos cheques podem ser os cartões de crédito como exemplo: quando as operadoras começam a aceitar o parcelamento com cartão de crédito sem adicionar juros. A expectativa agora é que, com o aumento da participação dos cartões de débito, à medida que novos emissores de cartões de débito entrem no mercado, o número desses cheques pré datado perca a funcionalidade.

O mercado aposta que o cartão de débito deve ser utilizado como outra forma de financiamento de curto prazo, principalmente para compras de alto valor, em substituição ao cheque pré-datado.

Validade do cheque pré-datado

De acordo com a definição legal, um cheque é uma letra de câmbio e sua função é semelhante à de uma garantia de crédito. De acordo com o artigo 33 da (Lei nº 7.357 de 1985), o titular da carta de crédito (aquele que recebe o cheque) tem o seguinte prazo, que é para efetuar o pagamento a partir da data de emissão ( ou seja, a data do pagador) Apontada na documentação):

30 dias: quando o cheque for emitido no mesmo local onde o cheque foi pago;

60 dias: quando for emitido em outros locais na China ou no exterior.

É importante recordar também que decorridos seis meses do final do período referido (seis meses e trinta dias), o cheque será devido na mesma casa ou no prazo de seis meses. Quando emitido em outros locais ou no exterior, é de 60 dias.

No artigo de hoje mostramos como preencher cheque pré-datado, quais suas funcionalidades, suas principais características e quais são seus prazos. Se possuir alguma dúvida relacionada a este tema comente abaixo, responderemos o mais breve possível.

Se você gostou deste tipo de conteúdo, compartilhe com os amigos e familiares, mostre como é possível utilizar o cheque pré-datado e quais cuidados devem ser tomados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.