Como fazer numeração de páginas no word a partir da introdução

Como fazer a numeração de páginas no word a partir da introdução? Se você está fazendo um trabalho, uma monografia, ou um trabalho de conclusão de curso, você com certeza precisará usar esta função.

Desta forma mostraremos como você fará para ter as numerações das páginas desde a introdução. Acompanhe nossa publicação e saiba essa e outras funções que o Word disponibiliza.

O Word permite que você coloque várias páginas em um documento de forma personalizada. A ferramenta deve seguir a norma da ABNT, que determina que as páginas sejam numeradas a partir da introdução do texto.

No entanto, em comparação com a numeração automática do Word, a configuração é mais complicada e o processo requer que algumas etapas sejam concluídas. Portanto, siga as normas da ABNT e consulte o tutorial a seguir sobre como inserir a quantidade de páginas em Word na introdução.

A importância de se usar as normas da ABNT

Antes de entrar no processo de formatação de páginas com números, é necessário enfatizar a importância da ABNT neste processo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1940.

A empresa visa padronizar padrões e auxiliar na produção e execução de obras nas mais diversas áreas. Usar esse tipo de padronização pode promover o desenvolvimento científico do país. Com a padronização, é possível garantir o desenvolvimento, portanto, no trabalho acadêmico, essas medidas podem confirmar sua legitimidade.

Atualmente, alguns países / regiões não possuem uma entidade (Argentina) que regulamenta suas normas técnicas. Neste caso, as universidades são responsáveis ​​pelas regulamentações, mas por exemplo, no Brasil, algumas universidades exigem que seus padrões sejam diferentes dos padrões nacionais para certos produtos acadêmicos.

De qualquer forma, vale ressaltar que esse processo é fundamental para confirmar as afirmações científicas e contribuir para o desenvolvimento dos múltiplos campos que contam com esses estudos.

Portanto, vale a pena discutir os padrões relacionados, como as margens na ABNT, o formato em Word, etc. Com isso em mente, propusemos a primeira etapa de como numerar os números das páginas no Word.

Veja mais: O que são competências no currículo

Como fazer numeração de páginas no word a partir da introdução

A numeração é de extrema importância para se organizar, para poder encontrar mais facilmente o conteúdo e para muitas outras coisas. Dito isso iremos mostrar um passo a passo simplificado para que você consiga inseri-lo de forma facilitada. Acompanhe:

●     Abra o documento que deseja e acesse a guia “Inserir”. Em seguida, selecione a opção “Número da página”;

●     Agora, selecione a mensagem “Número da Página” e aguarde a exibição da configuração do recurso;

●     Configure o número de acordo com o tipo de documento no qual você está trabalhando. Para casos de trabalho que seguem as regras da ABNT, defina a posição para “topo da página (cabeçalho)” e defina o alinhamento para “direita”. Para continuar, pressione “OK”;

●     Os números são adicionados em todas as páginas do documento. Porém, é necessário fazer ajustes para que a página siga as regras da ABNT. Para resolver este problema, vá até a aba “Inserir” e selecione a opção “Cabeçalho” ou “Rodapé”;

●     Pressione a opção “Editar Título” para continuar;

●     Neste ponto, selecione a opção “A primeira página é diferente” no menu superior. Em seguida, pressione “Desativar cabeçalho e rodapé”. Esta operação excluirá o número da primeira página do documento;

●     No entanto, os números continuam aparecendo na página “Resumo” – isso vai contra as regras da ABNT. Para resolver esse problema, selecione a última linha não numerada de texto na primeira página e visite a guia “Layout” no menu superior;

●     Selecione a opção “Interromper” e vá para a “Próxima página”. Feito isso, o número aparecerá apenas na página de introdução do documento, conforme consta nas normas da ABNT.

Como remover a numeração da página

A exclusão de números de página do cabeçalho ou rodapé do documento pode ser feita de forma simplificada. Excluir consecutivamente é fácil, basta ir até a aba “Inserir”, ir ao grupo “Cabeçalho e Rodapé”, selecionar “Número da Página” e selecionar “Excluir Número da Página”.

Para fazer o processo ir para outra homepage, siga o mesmo caminho. Vá para a guia “Inserir”> “Título”> “Editar Título” e a guia “Design”, no grupo “Opções”, selecione “Primeira Página Diferente”. Depois disso, defina “fechar cabeçalho e rodapé”.

No entanto, usando os dados acima, as páginas podem ser numeradas no Word. Usando dicas, você pode iniciar seu projeto e, em seguida, se preparar para a introdução do TCC ou outros projetos acadêmicos.

Contagem de páginas na ABNT (NBR 14724)

De acordo com a norma ABNT NBR 14724, a paginação deve aparecer a partir da capa (ou da próxima página após a capa), mas só pode ser exibida em elementos de texto. Isso está na introdução (geralmente após o resumo). Esses números não são exibidos nas páginas a seguir:

●     Capa

●     Sumário

No entanto, essas páginas são contadas no total de páginas do seu trabalho ou documento.

Com estas dicas você conseguirá fazer todas as numerações de páginas de todo seu trabalho, apresentação, TCC, monografia. Siga as dicas e você conseguirá facilmente colocar números em todas as páginas, ou seja, enumerar todas elas.

Caso tenha alguma dúvida estamos aqui para ajudar, comente abaixo qual sua dúvida que responderemos o mais breve possível. Se você souber outra maneira de como fazer a numeração nas páginas no word a partir da introdução, comente abaixo qual sua técnica queremos saber.

No artigo de hoje mostramos como fazer a numeração de páginas no word a partir da introdução. Compartilhe com amigos e familiares, mostre essas informações à todos eles. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.