O que são competências no currículo

Nos dias atuais, onde as pessoas possuem diversos cursos, graduações, e títulos em seus currículos, é de muita importância se qualificar, desta forma, devemos sempre estar atualizado, buscando sempre novos cursos, novas qualificações e novas graduações.

Mas é importante também saber expô-las em seu currículo, para que elas sejam um diferencial para quem veja. Pensando nisso mostraremos o que são competências no currículo.

As competências e habilidades dos profissionais podem ser desenvolvidas, o que é um pré-requisito para a empresa. A competição no mercado de trabalho está aumentando constantemente e as habilidades introduzidas no curso podem ser bem diferenciadas do recrutamento.

A habilidade é uma forma estruturada de conhecimento, ou seja, a capacidade de cumprir metas, para o profissional, em outras palavras, competência é a capacidade de ajudá-lo a realizar tarefas.

Já a competência é uma dessas habilidades e está mais relacionada a “saber fazer”, indicando a capacidade de cada profissional para realizar uma atividade.

Leia mais: Como fechar um programa pelo CMD

Defina suas Competências

Primeiro, você deve definir a posição que deseja ocupar. Dessa forma, você pode verificar a descrição do trabalho e os recursos necessários no anúncio de vaga de emprego (ou descrição do trabalho). O próximo passo é continuar desenvolvendo essas habilidades, ou mesmo treinando, caso já sejam dominadas.

Você pode fazer isso lendo essas habilidades, interagindo com amigos e familiares e investindo em orientação e cursos.

Aptidões e Habilidades

Competências e aptidões são qualidades pessoais de todo profissional, mas ao inseri-las no currículo é preciso saber defini-las.

Quando muitas pessoas são confundidas com habilidades pessoais reais, geralmente colocam seus traços de personalidade nesta seção. Para fazer isso corretamente, é necessário definir cada um e colocá-los da maneira certa.

Habilidade

Essa capacidade revela a habilidade inicial de uma pessoa para fazer algo, que é indicada pela própria aprendizagem em um determinado campo de cursos ou treinamentos, e até mesmo por características psicológicas como motivação ou autoconfiança.

No processo de compreensão de como coordenar, liderar ou resolver conflitos, ter as habilidades para compreender e dominar certas atividades e tipos humanos pode ser técnico.

Existe também um tipo de habilidade mais conceitual, que ocorre quando alguém sabe ter uma certa ideia de toda a equipe e trabalhar com sensatez, o que é comum para os gestores de negócios.

Por exemplo, os profissionais podem ser proficientes em computadores, podem escrever, gerenciar seu próprio tempo, tornar-se líderes, comunicar-se ou ter certa experiência de trabalho.

Competências

Podemos definir competência como um conjunto de habilidades, conhecimentos, comportamentos ou atitudes que permitem aos profissionais realizar tarefas com maior probabilidade de sucesso.

Comparada com as habilidades que definem o conhecimento inicial de uma tarefa, a habilidade passa a desenvolver todos os conhecimentos e talentos adquiridos em um escopo mais amplo.

A combinação de talentos e competências possibilita a cada profissional, qualificação e busca contínua pelos melhores resultados.

Por exemplo, pessoas com habilidades em software podem fornecer outras habilidades, como criatividade, a capacidade de usar essa ferramenta para planos específicos, além de seu próprio treinamento em software.

Portanto, é preciso saber construir um currículo atraente que combine competências e habilidades, “saber fazer” e “como fazer”.

Destaque suas habilidades no currículo

Considerando a vaga, você deve enfatizar as competências exigidas para o cargo em seu currículo. Normalmente, o espaço para essas informações é o “resumo da capacidade”. Sua escolha deve ser honesta e concisa. Portanto, escolha três ou quatro para isso e apóie seu argumento entre eles.

Por exemplo, liderança, habilidades de comunicação, habilidades de trabalho em equipe e habilidades de gerenciamento de projetos são frequentemente usadas e habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho. Mas não insista em usar “receitas prontas”.

Organize o conteúdo em tópicos

Depois de descobrir suas próprias habilidades, defenda a todos com base em sua própria experiência. Relate como você os desenvolveu e como isso contribuiu para sua carreira.

Nesse caso, você não precisa relatar sua função e experiência na organização. O que você deve fazer é listar realizações e resultados específicos.

Por exemplo, se você é um analista financeiro hoje e deseja assumir um cargo de gestão, explique a importância de suas habilidades de comunicação na negociação de taxas de juros mais baixas com bancos e empresas financeiras em seu último emprego. Não há necessidade de destacar números e nomes. Apenas relate como você fez isso.

Aqui também é importante ajustar o vocabulário de acordo com a finalidade. Lembre-se, em cargos de gestão, a inteligência emocional verbal é essencial para transmitir credibilidade.

Conheça a si mesmo e determine suas habilidades. Desta forma, você pode aumentar suas chances de sucesso, conquistar e manter a posição desejada. Lembre-se de que os recrutadores têm ferramentas para identificar quando você mentiu.

O que são competências no currículo

Ao projetar um currículo baseado em competências, a primeira coisa a fazer é ser realista e honesto consigo mesmo e declarar as habilidades que você realmente possui. Para isso, você precisará de muito autoconhecimento.

Parentes e amigos também podem ajudá-lo a determinar as habilidades que a empresa precisa, caso seja difícil para você fazer isso sozinho.

Quando terminar, você não deve apenas descrevê-los na seção “Habilidades”, mas também torná-los claramente visíveis na descrição de sua ocupação anterior.

Para aumentar suas chances de sucesso, certifique-se de que algumas de suas competências essenciais estão destacadas no resumo, resumo ou “objetivos profissionais” do seu currículo.

O segredo de ouro é estudar as principais competências e requisitos divulgados no cargo a ser preenchido. Liste os atributos de que a empresa precisa e determine os atributos que você precisa melhorar e os atributos que você já possui.

Dessa forma, você pode mostrar aos recrutadores as habilidades de que você precisa enquanto desenvolve seu trabalho.

No artigo de hoje mostramos o que são competências no currículo e algumas das principais características que devem constar no supracitado para que você se destaque dos demais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.