Tutorial de como fechar um programa pelo CMD

Como fechar um programa pelo cmd é uma das perguntas que mais recebemos nos comentários, pois diversos usuários não conseguem realizar essa operação.

Hoje iremos mostrar como você deve fechar um programa pelo CMD, usaremos um passo a passo explicativo que você irá conseguir facilmente executar essa tarefa de forma rápida.

Em sistemas operacionais Windows, o prompt de comando é um programa que emula o campo de entrada em uma tela de interface de usuário baseada em texto com a interface gráfica do usuário (GUI) do Windows.

Ele pode ser usado para executar comandos inseridos e realizar funções administrativas avançadas. O prompt pode ser também usado para solucionar certos tipos de problemas do Windows.

Muitos usuários conheciam comandos para acessar pastas, criar diretórios, copiar arquivos, pintar, bordar e revirar o sistema sem necessitar de uma interface gráfica. Contudo, com a alteração e evolução do sistema, o uso desses recursos ficou obsoleto.

Como Acessar um Prompt de comando

Nas versões anteriores o Windows permitia que o usuário acessasse o DOS, porém, com as atualizações e modificações o acesso à interface textual só é possível através do Prompt de Comando.

Para poder acessar essa função você deve clicar no Menu Iniciar, dentro da pasta “Acessórios” você encontra a opção Prompt de Comando. É possível também digitar o termo na pesquisa do Windows e abrir a janela do Prompt rapidamente. Para abrir o “Executar”, você pode simplesmente pressionar as teclas “Windows” + “R”.

Uma Maneira fácil de abri-lo é seguir esse nosso passo a passo:

●     Clique no botão Iniciar do Windows

●     Na caixa de pesquisa, digite “cmd”

●     Nos resultados da pesquisa, clique com o botão direito em cmd e selecione “Executar como administrador”

●     Executar como administrador

●     Abre a janela do prompt de comando

●     Prompt de comando do Windows

●     Para alterar para o tipo de diretório raiz, digite “cd\” e pressione Enter

●     Prompt de comando no diretório raiz

O diretório raiz é o melhor lugar para inserir qualquer comando ou instrução exigidos, portanto se for realizar algumas das alterações, inserir comandos  use o diretório raiz.

Como fechar um programa pelo CMD – Comandos

Iremos mostrar alguns dos comandos mais usados dentro do CMD, comandos esses que possuem a finalidade de executar, iniciar, parar ou fechar algum tipo de comando, serve também para demonstrar se algumas das tarefas ali apresentadas estão realizando de maneira correta suas atividades (Exemplo, você pode verificar se seu roteador está distribuindo o IP correto, se o DNS atribuído é o correto, usando o comando ipconfig).

IPconfig

Esse comando não vai resolver os possíveis erros da rede como muitas pessoas acham que ele faz, porém, você consegue obter detalhes sobre endereço IPv4, máscara da sub-rede, gateway, DNS, IPv6 entre outros detalhes.

Para acessar e alterar algumas configurações, você deve abrir a “Central de Rede e Compartilhamento”, assim pode realizar alterações em alguns adaptadores que estão instalados no computador.

sfc /scannow

Nesse comando você encontra a ajuda em estabilidade, podendo tentar resolver algumas dessas instabilidade que ocorrem em alguns momentos. Ele efetua uma varredura nos arquivos do sistema procurando erros e itens corrompidos. Porém ele faz a procura de itens importantes, vírus e outros arquivos que não possuem importância ele não irá procurar.

Um outro fator sobre esse comando é seu tempo de execução que pode demorar muito tempo para ser finalizado, sendo assim, execute-o sem pressa e deixe-o rodando.

ping

Você com certeza já ouviu esse comando sendo dito por algum especialista ou interessado no assunto, porém ele pode ser útil para muitas coisas, como:  internet parece estar funcionando perfeitamente, mas apenas um ou outro website não abre, se quiser conferir se está tudo bem com o servidor, se existem resposta você deve executar esse comando.

O Windows envia alguns pacotes para a página indicada e aguarda a resposta. muito rapidamente, com a resposta deste comando, você poderá saber se os pacotes foram devidamente entregues e o tempo que foi necessário para tal tarefa.

dir (diretório)

Com esse comando você pode visualizar arquivos e pastas disponíveis no diretório selecionado no momento. Fornece também detalhes sobre a data de modificação e o tamanho dos arquivos.É possível usar diversos switches adicionais com o comando para executar outras ações.

Como fechar um programa pelo CMD – taskkill /f /im processo.exe

Muitas vezes você pode se deparar com um programa em erro, que trava, que não consegue abrir e nem fechá-lo. Para isso você pode executar o Gerenciador de Tarefas, porém, ele também pode demorar para ser executado, para resolver isso mais rapidamente iremos executar o comando taskkill /f /im processo.exe. Com ele conseguimos fechar todos os programas que quiser, com erros ou sem eles. Basta executá-lo que o programa será fechado na raiz.

Se você já é um usuário experiente e sabe o nome do processo que está ocasionando problemas ao Windows, basta usar o comando “taskkill” para resolver essa situação. Nesse caso, você não precisa nem abrir o Prompt de Comando. Apenas abra o “Executar” (Windows + R) e digite o seguinte:

●     taskkill /f /im(Nome do Programa) 

●     Exemplo de fechamento do Chrome: taskkill /f /im chrome.exe

Desta maneira irá aparecer uma janela perguntando se quer fechar o programa clique em “Ok”.

Neste comando fechamos o Chrome, porém, essa função serve para qualquer programa que queira fechar. Basta executá-lo com o nome do programa. Como por exemplo internet Explorer.

É possível também finalizar um processo substituindo o código identificador pelo nome exato dele. Para encerrar o Internet Explorer através do Prompt de Comando (CMD).

●     você pode digitar o comando “tskill iexplorer”.

Neste artigo mostramos como fechar um programa pelo CMD, auxiliando você em algumas tarefas, evitando perda de tempo. Mostramos também alguns comandos mais utilizados que fazem diversas tarefas dentro da sua máquina. Se gostou compartilhe com quem precise saber desses comandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.